Espaço Breu - ateliê expandido

2017 – 2020

 

Inaugurado em maio de 2017 pelos artistas e amigos Gabriel Pitan Garcia, Julio Lapagesse, Rafaela Foz, Renata Neon, Pedro Ivo Verçosa e Virgílio Neto, o Espaço Breu foi um espaço experimental de ampliação das atividades artísticas de seus membros. Gerido sempre de forma autônoma e coletiva por jovens artistas, ocupou um galpão na rua Barra Funda 444 até julho de 2020. Contava com 10 ateliês, dentre eles 6 rotativos, e um vão livre onde eram elaborados projetos diversos como exposições, conversas, performances, cursos, feiras, festas, debates e lançamentos.

O Breu visou promover a rotatividade de projetos e artistas, trazendo novas relações e diálogos para o Espaço, além de buscar uma conexão com a rede daqueles que pensam e produzem arte e cultura dentro e fora das instituições já estabelecidas.

O Espaço ofereceu e recebeu ao longo de seus três anos e meio de funcionamento 24 exposições, 30 ateliês de artistas, 40 cursos, 25 falas e debates, e mais inúmeros eventos culturais, promovendo movimentações diversas no âmbito das artes, e disponibilizando-se enquanto ponto de encontros afetivos no centro de São Paulo.Foram mais de 400 artistas e agentes culturais envolvidos diretamente no Breu durante esse período.

Conversas no Breu

Conversas no BREU foi um projeto que aconteceu no Espaço Breu de 2017 a 2019.

Mensalmente dois agentes do meio das artes foram convidados pelos curadores do projeto Leandro Muniz (São Paulo, 1993) e Rafaela Foz (São Paulo, 1994) para apresentarem suas produções, comentarem suas trajetórias e projetos em andamento. Um debate realizado em duplas permitia cotejamentos entre diferentes pesquisas, seus procedimentos, materiais e/ou interesses em comum, ampliando a discussão sobre a cultura contemporânea a partir de estudos de caso de dentro do campo da arte. O projeto promoveu, assim, uma discussão acerca da arte contemporânea a partir da singularidade das pesquisas expostas, amparadas em trabalhos já realizados, criando-se um espaço de reflexão e de interlocução “interpoética” e intergeracional.

Foram realizadas 20 Conversas, com participação de agentes culturais de gerações diversas, como Thiago Martins de Mello, Dora Longo Bahia, Sônia Salzstein, Laura Belém, Débora Bolsoni, Galciani Neves, Fernanda Brenner, Yuli Yamagata, Janina McQuoid, João GG, Gilson Rodrigues, Carlos Eduardo Riccioppo, Renan Marcondes, Lívia Aquino, Raphael Escobar, Jaime Lauriano, dentre outros.

Todas as Conversas foram transmitidas ao vivo, gravadas e disponibilizadas nos canais digitais do Breu.

Acesse aqui.