Saudade
2015
instalação
instruções, computador, impressora térmica
medidas variáveis
Saudade compreende em uma pequena estação com uma mesa, uma cadeira, um computador, um ipad, uma impressora térmica, um quadro de cortiça, taxinhas e um adesivo com instruções.
Neste trabalho a artista propõe ao público, através dessas instruções, que entrem em sua conta da rede social Facebook (ou, ao menos, aqueles que possuem) e procurem em todas suas mensagens – por uma ferramenta do próprio site indicada nas instruções – a palavra “saudade”.
Pede que leiam as frases em que essa palavra estiver escrita começando da mais antiga para a mais recente. Então, que escolham uma dessas frases para ser impressa em uma impressora térmica e, depois, fixada num painel de cortiça. Aquele que se propõe a seguir essas instruções, acredita-se, acessa o passado conservado nessa memória virtual, utilizando uma ferramenta banal e cotidiana como o chat do Facebook. Com isso, pretende-se ser possível despertar a memória afetiva que circunda cada frase. A impressão térmica tem como característica se apagar com o passar do tempo e sugere, nesse trabalho, uma relação metafórica com a memória que se perde, ou transforma, ao longo dos anos.